quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comendo muito + dica de alimentação na TPM

  Boa noite meninas, eu até que vou indo bem, mas a alimentação não anda muito ok não, e hoje já percebi que entrei na TPM, voltei pra fase, doce, salgado, doce, salgado, mas apesar dos desejos estou tentando pelo menos comer com moderação, já que a ansiedade tá difícil. Mas graças a Deus meus problemas são só hormonais mesmo porque minha cabeça está muito bem. Meu esposo agora está Pastoreando uma congregação (igreja, para os não evangélicos entemderem) e eu sou coordenadora de CIBE, ( Confederação das  Irmãs Beneficientes Evangélicas), na verdade é o grupo  de senhoras da igreja sabe, e estou muito feliz com meu cargo que apesar de dar um pouquinho de trabalho é muito gratificante. E até mesmo por isso não ando tendo muito tempo pra vir aqui, como assumimos agora, temos ainda muita coisa pra fazer, talvez mais pra frente me sobre um tempinho.
      Mas voltando ao assunto TPM, andei lendo uma matéria que espero que me ajude, e que seja de grande valia pra vocês também.

  Alimentos que te ajudam a espantar os sintomas da TPM 

   Inchaço e mal estar podem ser combatidos com alimentação equilibrada 

     Você sabe qual a sigla que mais assombra as mulheres? TPM. Isso mesmo. A TPM é sinônimo de inchaço, mau humor, fome descontrolada, vontade de comer chocolate, dor nos seios e "otras cositas mas". Por isso, se você é mulher e quer espantar de vez os sintomas indesejáveis da tensão pré-menstrual, a nutrição pode lhe ajudar bastante. Confira algumas dicas abaixo:

- Beba bastante líquido
A água desintoxica o organismo e ajuda a desinchar. Tomar muito chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas (sem creme de leite para não pesar na balança) ajudam.

- Alimentação rica em fibras
As fibras estão nos alimentos integrais (pão, macarrão, cereais), frutas, vegetais. Elas também ajudam o organismo a desintoxicar e a manter a glicemia (açúcar no sangue) estável, dessa maneira não sentimos vontade de beliscar o dia todo.

- Consuma alimentos com vitamina B
Os cereais integrais (juntamente com os vegetais verdes escuros e as carnes) são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas diminuem as dores de cabeça e a vontade de atacar os doces. A Vitamina B6 controla os efeitos da aldosterona, hormônio produzido pela supra-renal na fase pré-menstrual que reduz a excreção de sódio e causa o inchaço.

- Ômega-3 para o bom humor
Os peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiinflamatórias e contribui para a diminuição do aparecimento de espinhas e de celulite. O ômega-3 também auxilia na manutenção do bom humor!

- Inclua oleaginosas no cardápio
Nozes, castanhas, amêndoa, pistaches são alimentos ricos em gordura poliinsaturada que combatem também a inflamação. Mas não exagere, pois eles são calóricos.

- Magnésio para controlar a saciedade
Alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.

- Bem-estar no prato
Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem estar, são muito bem vindos. E são eles: leite e derivados (prefira os desnatados e magros), produtos a base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim.

- Faça seu intestino funcionar
Alimentos probióticos também são boa pedida, já que um de seus benefícios é enriquecer a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione direito e regularmente e elimine toxinas (subprodutos do metabolismo).

- Zinco é essencial
Para diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia, sintomas característicos dessa fase do ciclo, abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes (incluindo ostras e crustáceos), leite, cereais integrais, feijões e nozes. 

Fonte: Minha vida


Que Deus abençoe a todos. Bjs
 

 

Nenhum comentário: